Como a tecnologia em saúde pode melhorar o contato com seu paciente?

Hoje, parece impossível falar de qualquer setor sem mencionar os impactos da tecnologia. No setor de saúde, isso não é diferente!

No segmento de transporte, por exemplo, o homem parece ter desenvolvido diversos meios que o possibilitaram se deslocar mais rápido. Já no campo comunicacional, ninguém parece ter dúvidas de que as formas de comunicação em massa permitiram um fluxo mais rápido — e simultâneo — de mensagens. Por sua vez, não dá para falarmos da área médica sem mencionar os avanços de diagnóstico e tratamento, cada vez mais evoluídos.

Em meio a tantas mudanças significativas, quem agradece é o paciente, já que os serviços da área tem sido otimizados dia após dia. Aliás, que tal falarmos um pouco mais sobre como a tecnologia pode ser uma aliada no atendimento hospitalar?

O melhor da tecnologia em saúde para o seu negócio

Agendamento de consultas e exames online

As novas gerações têm utilizado cada vez mais ferramentas online. Como a internet é hoje o ambiente no qual as pessoas passam a maior parte do tempo, parece claro que a área da saúde também seja afetada por suas potencialidades. 

A própria CM Tecnologia, por exemplo, surgiu de uma demanda pessoal do nosso CEO, Fernando Soares, que queria desmarcar uma consulta médica pelo celular e não conseguiu.

E foi assim que, observando esse movimento de buscar por soluções Web e estudando empresas semelhantes, surgiu a nossa ferramenta de marcação de consultas e exames online.

Com ela, a tecnologia em saúde passa a estar ainda mais presente na vida do paciente. Em vez de ter que se dirigir a um call center, por exemplo, que pode estar ocupado ou que não atenda os padrões de excelência no atendimento, é possível realizar a própria marcação de onde estiver.

Com essa ferramenta, é possível cancelar consultas ou agendar exames a qualquer distância. Sabe qual a melhor parte? Tudo isso sem a necessidade de sair de casa ou pegar no telefone para ser atendido no call center.

Ah, e no final das contas, o software funciona de forma autônoma integrado com o ERP. Logo, não é necessário nenhum operador. Basta colocá-lo no ar e e em pouco tempo os resultados começarão a aparecer, como a redução do TMA (Tempo Médio de Atendimento) e dos custos de atendimento.

Sobretudo em tempos de economia dentro do setor, é sempre interessante contar com uma solução do tipo, não é mesmo?

SMS para saúde

Muitas pessoas costumam dizer que SMS não é mais uma inovação tecnológica, já que não há nada demais no simples ato de enviar uma mensagem de texto para um celular.

Mas é justo essa opinião que comprova o que estamos tentando dizer quando falamos que a assimilação tecnológica é tanta que sequer a percebemos. Portanto, já que o SMS é o recurso com o qual parecemos estar mais familiarizados, nada mais justo que também utilizá-lo para reduzir a taxa de no show das organizações de saúde.

Com a nossa ferramenta de confirmação automatizada de exames e consultas, por exemplo, 48 horas antes do procedimento, o paciente recebe um e-mail para que confirme seu procedimento. Caso não o responda, um SMS de confirmação é enviado para o seu celular. Simples assim!

E sua instituição, como está se adaptando a tempos difíceis com novas tecnologias? Ou ainda está decidindo se irá começar a adotá-las? Esperamos que o nosso artigo tenha auxiliado você a tomar uma decisão em relação ao próprio negócio!

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A Nuria é pioneira em sistemas de agendamento online e especialista em interoperabilidade no setor da saúde.

Nuria © 2012-2023
Feito com ❤️ em Belo Horizonte

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