Como a tecnologia da informação está revolucionando hospitais e clínicas

Não há mais como impedir a tecnologia de dominar os hospitais e os consultórios médicos.

Tem-se, já para os próximos anos, uma estimativa extremamente otimista em relação aos gastos com serviços de tecnologia da informação (TI) no setor da saúde.

Quando comparado a outros países, como os Estados Unidos e o Reino Unido, por exemplo, o Brasil ainda acaba deixando muito a desejar, seja na certificação de novos profissionais devidamente capacitados ou no investimento público para informatizar o SUS. Mas várias tecnologias já chegaram ao nosso mercado.

Quer saber de que tecnologias estamos falando e como elas podem revolucionar o trabalho nos hospitais e clínicas pelo país afora? Então continue a leitura e descubra:

Prontuário eletrônico

O prontuário contém todas as informações referentes ao atendimento do paciente, sendo, por isso, considerado como um documento legal que deve ser mantido em sigilo e validado pela assinatura do médico.

Recomendamos para você prontuário eletrônico – essencial para quem deseja se destacar

Para cumprir com esses critérios, além da simples digitação dos dados, a digitalização do prontuário teve que trazer também a tecnologia de Infraestrutura de Chaves Públicas (ICP), que gera assinaturas digitais com autoria individual, integridade legal e sigilo. Facilita em todos os sentidos!

Sistema de gestão do relacionamento com o cliente(CRM)

Do inglês Customer Relationship Management, o CRM é um sistema de captação de dados sobre os clientes, para entender quem eles são, quais são suas necessidades e descobrir suas reclamações e sugestões, permitindo que esse conhecimento seja utilizado por diversos setores da empresa — como marketing e vendas, por exemplo — para conseguir atender esses clientes da forma mais eficiente possível.

Essa captação de dados era tradicionalmente feita por meio de telefonemas e correspondências, mas, atualmente, pode ser feita online, por meio de chats, sites e e-mails. Simplicidade é tudo!

Sistema de Gestão Empresarial(ERP)

A sigla ERP origina-se do inglês Enterprise Resource Planning, traduzida para o português como Sistema Integrado de Gestão Empresarial.

Recomendamos para você: as métricas fundamentais da gestão hospitalar

Esse é um programa de integração dos departamentos da empresa, facilitando o uso de processos automatizados e o armazenamento de dados.

Isso leva a uma significativa melhoria na gestão e a uma maior agilidade no atendimento ao paciente. Lembrando que, agilidade conta muito!

Agendamento online de consultas e exames

O agendamento online já está disponível em quase todo o país, tendo trazido diversos benefícios tanto para os profissionais da área da saúde quanto para os respectivos pacientes.

Esse recurso garante praticidade e conveniência ao permitir que o paciente realize, online, a qualquer momento do dia ou da semana, a marcação de sua consulta e de seus exames.

Recomendamos para você: como reduzir em até 80% os custos com agendamento de consultas

E a consequência direta desse sistema é a liberação dos funcionários de atendimento para a realização de outras tarefas, além de reduzir o número de faltas, ao se criar um sistema de lembrete super funcional para os pacientes.

Esses programas já existem em modelos diversos, visando sempre atender às necessidades específicas de clínicas, hospitais ou laboratórios.

Há inclusive empresas que se responsabilizam completamente pela integração do sistema antigo com o novo, por meio do ERP dos clientes.

E tudo isso ainda sai bem mais barato do que o antiquado e oneroso sistema de call center. Economia com mais satisfação!

Telemedicina

Já há serviços no mercado que oferecem uma infraestrutura que permite, por meio de aparelhos eletrônicos e da internet, a orientação e a gestão remota de pacientes, criando até conferências virtuais entre computadores de vários centros de saúde.

Em situações em que o adequado atendimento imediato é necessário para salvar vidas — como no caso de infartos, por exemplo —, médicos especialistas podem ser contatados para auxiliar no diagnóstico e na determinação das condutas, aumentando bastante a chance de sobrevivência dos pacientes.

Conclusão

Além dessas, várias outras tecnologias têm surgido para facilitar a vida nos hospitais, nas clínicas e nos laboratórios, incluindo redes sociais e até componentes de videogames, como o kinect. Não dá para negar que o processo de digitalização chegou com força total ao setor da saúde, trazendo benefícios diversos tanto para os pacientes como para os gestores. Então não fique para trás, atualize-se!

Agora que você já conhece muitos dos recursos proporcionados pela tecnologia na área da saúde, comente aqui e nos conte suas impressões sobre todas essas facilidades! Como essas inovações vão melhorar sua vida? Compartilhe suas opiniões conosco!

Gostou? Compartilhe este artigo com seus colegas.

A Nuria é pioneira em sistemas de agendamento online e especialista em interoperabilidade no setor da saúde.

Nuria © 2012-2023
Feito com ❤️ em Belo Horizonte

Nuria © 2012-2023         Feito com ❤️ em Belo Horizonte

Fale com nosso time de especialistas e veja como podemos impulsionar seu negócio.