Tecnologia na saúde: conheça as principais que revolucionaram o setor

tecnologia-na-saúde-conheça-as-principais-que-revolucionaram-o-setor

O avanço da tecnologia tem proporcionado diversos benefícios em várias áreas, inclusive, quando se trata do setor de saúde. 

Desde a preocupação em ter uma presença online — e a necessidade de criar site institucional — até equipamentos avançados que ajudam em diagnósticos mais precisos, a tecnologia vem se tornando cada vez mais presente na área da saúde. 

O futuro da saúde está se formando devido aos avanços nas tecnologias e algumas delas são: inteligência artificial (IA), impressão 3D, nanotecnologia, robótica e muito mais. 

A tecnologia definitivamente está por todos os lados e temos que nos familiarizar com os desenvolvimentos para sermos capazes de controlar todas essas novidades. 

A área da saúde já precisa e vai precisar muito mais trabalhar lado a lado com a tecnologia. Logo, os profissionais de saúde precisam abraçar as tecnologias para permanecerem relevantes nos próximos anos. 

Quer saber mais sobre as principais tecnologias que revolucionaram a área da saúde nos últimos anos? 

Se a resposta foi sim, continue a leitura e saiba mais sobre o assunto! 

Principais tecnologias na área da saúde

Por mais que algumas pessoas não confiem no avanço da tecnologia, por terem medo do desconhecido, não tem jeito, ela está e estará cada vez mais presente em nosso dia a dia, especialmente na área da saúde. 

A grande questão é que a tecnologia pode ajudar e melhorar nossas vidas se nos posicionarmos sobre ela. Se cumprirmos essa regra, a cooperação entre as pessoas e a tecnologia pode ter conquistas incríveis. 

Na medicina, a tecnologia pode proporcionar benefícios como:

  • Transformar sistemas insustentáveis em sustentáveis;
  • Equalizar a relação entre médicos e pacientes;
  • Fornecer soluções mais acessíveis, rápidas e eficazes para doenças e muito mais. 

Dito isso, aqui está uma lista que preparamos com algumas das principais tecnologias que revolucionaram a área da saúde. 

1. Inteligência Artificial (IA)

A inteligência artificial, também conhecida apenas como IA, tem o potencial de mudar totalmente a área de saúde.

Os algoritmos de IA são capazes de fazer a extração de registros médicos, ajuda a desenvolver medicamentos de forma mais rápida e muito mais no que diz respeito à área da saúde. 

Recentemente, a DeepMind do Google desenvolveu uma IA para fazer análise do câncer de mama.

Esse é apenas um exemplo de como a inteligência artificial pode ajudar os humanos na identificação e combate de determinadas doenças. 

2. Realidade virtual

A realidade virtual (RV) definitivamente está ajudando a mudar a vida de pacientes e médicos. No futuro, provavelmente será possível assistir a operações como se estivesse utilizando o bisturi. 

Por enquanto, essa tecnologia já está sendo utilizada para treinar futuros cirurgiões. Além disso, também é uma ótima forma dos médicos praticarem as suas operações. 

Esses softwares são desenvolvidos e fornecidos por empresas de tecnologia e já proporcionaram resultados muito promissores na área da saúde. 

Outro benefício que essa tecnologia está proporcionando é o controle da dor nos pacientes. 

Por exemplo, mulheres utilizaram a RV para visualizar paisagens calmantes e, com isso, foi possível ajudá-las a superar as dores do parto. 

3. Rastreadores e sensores de saúde

A tecnologia que beneficia a área da saúde não é vista apenas em hospitais, clínicas ou grandes empresas. 

Pelo contrário. Você pode tecnologia que ajuda a manter a sua saúde bem na palma da sua mão. 

Os rastreadores e sensores de saúde fazem cada vez mais sucesso e são ótimos para sabermos mais sobre nós mesmos e tomar controle sobre nossas próprias vidas. 

Você pode utilizá-los, por exemplo, para monitorar seu sono e seu treino, fazer meditação, contar por quantos quilômetros caminhou e muito mais. 

Pode ser que você queira usar essa tecnologia para controlar seu peso, reduzir o nível de estresse, melhores capacidades cognitivas entre muitos outros objetivos. A questão é que existe um dispositivo que pode atender a essas necessidades. 

Inclusive, hoje em dia, é possível monitorar a saúde de pessoas que estão em casa e compartilhar as informações de forma remota com seus médicos. 

4. Nanotecnologia

Provavelmente, nanopartículas e nanodispositivos em breve funcionarão como sistemas precisos de liberação de medicamentos e ferramentas de tratamento de doenças, por exemplo. 

Para que se tenha noção dos benefícios da nanotecnologia na saúde, em 2014, pesquisadores desenvolveram microbots, projetados para “nadar” através de seus fluidos corporais.

Já no final de 2018, pesquisadores do MIT criaram uma pílula eletrônica que pode ser controlada sem fio. Essa pílula é capaz de transmitir informações de diagnóstico ou até mesmo liberar medicamentos de acordo com comandos feitos via smartphones.

Esses são apenas alguns exemplos do uso da nanotecnologia na área da saúde. Conforme a tecnologia evolui, a tendência é ver exemplos mais práticos na medicina. 

5. Robótica

Uma das tecnologias na área da saúde que mais vem crescendo nos últimos anos e gerado grande expectativa é a robótica.

As soluções variam desde assistentes robôs, passando por robôs para cirurgias, robôs desinfetantes ou exoesqueletos. 

Essa tecnologia pode proporcionar uma grande revolução na medicina, já que pode ser usada desde o auxílio de enfermeiras em suas atividades até ajudar pacientes com lesões na medula espinhal. 

5. Impressões 3D

A impressão 3D é uma tecnologia que com certeza chama a atenção das pessoas, afinal de contas, estamos falando sobre imprimir coisas e utilizá-las. 

Quando se trata da área da saúde, essa tecnologia pode trazer grandes benefícios. Por exemplo, hoje em dia, podemos imprimir membros artificiais, vasos sanguíneos e muito mais, graças à impressão 3D. 

Em novembro de 2019, alguns pesquisadores desenvolveram um método para imprimir em 3D a pele viva junto com os vasos sanguíneos.

Isso é extremamente importante para desenvolver enxertos de pele para vítimas de queimaduras. Além disso, ajudando pacientes necessitados estão ONGs, que imprimem próteses em 3D. 

A indústria farmacêutica também está se beneficiando dessa tecnologia. Isso porque já foram impressos medicamentos em 3D. 

Últimas considerações

Definitivamente estamos vivendo em tempos de revolução no que diz respeito a tecnologia e saúde, e isso tem proporcionado diversos benefícios a profissionais da área e pacientes. 

Por mais que o medo dessa evolução da tecnologia também seja real, é importante ter em mente como ela pode mudar a vida das pessoas para melhor. 

Lembre-se de que a tecnologia deve ser utilizada pelo ser humano para ajudá-lo, e não controlá-lo. 

Gostou? Compartilhe este artigo com seus colegas.

Nuria © 2012-2023
Feito com ❤️ em Belo Horizonte

Nuria © 2012-2023         Feito com ❤️ em Belo Horizonte

Fale com nosso time de especialistas e veja como podemos impulsionar seu negócio.