TI para a área de saúde no Brasil: conheça os desafios

A saúde é uma das principais áreas que necessitam de investimentos no país.

Apesar do aumento no número de médicos e ambientes destinados aos atendimentos e aos serviços hospitalares, uma gestão hospitalar mais eficiente certamente é, a longo prazo, o melhor investimento a ser realizado.

Nesse cenário, a tecnologia voltada para a informação na saúde já vem cheia de novidades a fim de otimizar os processos hospitalares e com a promessa de solucionar diversos problemas de eficiência que são responsabilidade do gestor.

Mas há ainda muitos desafios a serem enfrentados para a implantação de soluções tecnológicas eficientes nos hospitais.

Clique Aqui E Baixe O Material Gratuito Como O Investimento Em TI Pode Contribuir Para A Gestão Hospitalar

Quer conhecer quais são esses desafios e aprender a resolvê-los? Pois então acompanhe o nosso post e comece, o quanto antes, a usufruir dos benefícios da TI na saúde!

Investimento

Por mais que a TI tenha crescido no mercado e invadido todas as áreas da vida cotidiana, a medicina tradicionalista ainda se apresenta como uma barreira para os investimentos em TI nos hospitais.

Para a população, a contratação de mais médicos ou até a expansão do hospital parece ser mais benéfica do que a compra de um novo computador ou a utilização de um novo software.

No entanto, esses investimentos tecnológicos podem, na verdade, trazer benefícios ainda maiores ao otimizarem processos já existentes e melhorarem o rendimento, a eficiência e a produtividade de todos os funcionários envolvidos na gestão dos recursos hospitalares e no atendimento aos pacientes.

Dessa forma, é preciso que os gestores realmente acreditem e invistam na TI para possibilitar uma experiência positiva dos usuários com o serviço ofertado.

Capacitação

Contudo, de nada vai adiantar investir em TI se os profissionais do hospital não souberem lidar com o sistema e aproveitar o máximo de suas possibilidades, certo?

Por isso, ofereça cursos de capacitação — que englobem desde as noções mais básicas de computação e internet até as complexas particularidades do software escolhido para o hospital e seus processos internos — a seus colaboradores, a fim de garantir o máximo de eficiência possível.

Colaboração

A colaboração entre profissionais atuantes na área da saúde é essencial para o bom atendimento dos pacientes. Seja no mesmo hospital ou entre serviços em cidades, estados e até países diferentes, o contato com outros médicos pode fazer toda a diferença na hora de salvar uma vida.

E é aí que entra, de novo, a TI na saúde, que pode ser uma boa forma de fomentar essa colaboração, com a utilização da telemedicina e do compartilhamento de prontuários eletrônicos, por exemplo.

Integração

Juntamente com a colaboração em saúde, a TI pode auxiliar na criação de bancos de dados. Tecnologias de Big Data, por exemplo, associam em um único lugar todas os dados sobre pacientes, consultas, médicos, prognósticos, materiais, equipamentos e outros aspectos fundamentais para uma gestão hospitalar eficiente.

Com softwares que transformam dados em informações mais concisas, apresentando tudo sobre as tendências dos processos hospitalares, o gestor ganha recursos para tomar decisões mais rápidas e seguras, revertendo qualquer problema logo após sua ágil identificação.

Desconfiança

Muitos gestores ainda se sentem desconfortáveis com o uso da tecnologia, acreditando que ela possa gerar desempregos ou influenciar negativamente nas tradições.

Mas a verdade é que a TI na saúde, assim como em outras tantas áreas, criou novas profissões, automatizou processos, e, o mais importante, trouxe benefícios para o dia a dia dos cidadãos.

Seja com o agendamento online de consultas e exames a qualquer hora do dia ou tornando os pacientes o verdadeiro alvo de recursos antes utilizados somente em processos operacionais, não só os clientes mas também os gestores só têm a ganhar com a tecnologia.

No Brasil, apesar da popularização dos computadores e da internet nos estabelecimentos de saúde, nem metade utiliza um sistema de registros totalmente eletrônico. Mas no futuro, sem sombra de dúvida, esse será um dos grandes avanços na área médica, pode apostar!

E você, está pronto para investir em TI na saúde para não ficar para trás nessa tendência? Comente aqui e nos conte seus planos e suas impressões! Participe!

Gostou? Compartilhe este artigo com seus colegas.

A Nuria é pioneira em sistemas de agendamento online e especialista em interoperabilidade no setor da saúde.

Nuria © 2012-2023
Feito com ❤️ em Belo Horizonte

Nuria © 2012-2023         Feito com ❤️ em Belo Horizonte