Use o SMS para promover sua clínica

SMS marketing: Como utilizar o SMS para promover sua clínica?

Há apenas alguns anos, os telefones móveis entraram em nossas vidas e junto com eles adquirimos uma função que é muito utilizada ainda nos dias de hoje: a possibilidade de enviar e receber SMS!

O SMS (Short Message Service) ou serviço de mensagens curtas possui diversos benefícios, entre eles estão a possibilidade enviar e receber mensagens a um custo muito baixo, entrega de informação assegurada e envio simultâneo a um grupo de pessoas.

Seu uso é extremamente abrangente, visto que pode ser utilizado tanto para realizar pequenas conversas casuais, quanto para interesses empresariais, como é o caso do SMS Marketing, por exemplo.

Atualmente, com toda correria do dia a dia, este serviço se prova muito útil. As pessoas tendem a preferir enviar e receber SMS do que realizar ligações.

Sabendo disso, diversas empresas passaram a utilizar deste recurso para realizar as mais diversas atividades, desde propagandas, até contato direto com seus clientes.

O setor de saúde, que também precisa de atrair pacientes para manter-se funcionando, também já está começando a se apoderar dessa poderosa ferramenta.

As pessoas estão cada vez mais preocupadas com a sua saúde. Entretanto, muitas vezes, ao procurar uma clínica ou um hospital, se deparam com um total descaso com sua condição.

Além da dificuldade de conseguir marcar uma consulta, ainda acontece de, após se consultar, os profissionais de saúde não manterem nenhum contato.

Isso, pode ser extremamente devastador para a imagem da instituição, uma vez que passa uma ideia de total descaso com o paciente.

O paciente é para uma instituição de saúde, o elemento chave para seu sucesso, assim como  um cliente é  para qualquer outro negócio nos outros segmentos do mercado.

Logo, se considerarem que o serviço que está sendo oferecido não está sendo satisfatório e/ou de qualidade, com toda certeza buscarão outro melhor em algum concorrente.

Nenhuma organização deseja isso , não é mesmo?

Em busca de melhorar este cenário e promover o nome de seu estabelecimento, desenvolvemos este artigo para te mostrar como o uso do SMS pode ajudar a obter uma melhor relação com o paciente.

Vamos la?

Importância de se manter contato próximo com o paciente

Para uma instituição médica, os pacientes são, obviamente, fundamentais. É por meio deles que o estabelecimento consegue se manter funcionando, gerar lucros e crescer no mercado.

Logo, uma boa relação com eles é extremamente essencial.

Os serviços médicos encontrados no Brasil atualmente estão precarizados neste sentido. Em busca de melhorar este cenário, é preciso estar atento sobre o que afasta o paciente e como reverter este quadro.

Entre os motivos que levam o paciente a se afastar da instituição, os principais são: dificuldade em marcar consultas e/ou exames, atraso no atendimento, mal atendimento na recepção ou durante a realização do procedimento, falta de infraestrutura adequada ou abandono do paciente.

“Estima-se que cerca de 70% dos pacientes não retornam ao estabelecimento após ficarem insatisfeitos com seu atendimento.”

Sendo assim, para concertar estes erros, é preciso observar onde estão os erros que levam à insatisfação e descobrir como corrigi-los.

Uma ótima solução, é a utilização de um sistema de agendamento online. Por meio deste sistema, um paciente consegue marcar suas consultas ou exames sem precisar de ficar muito tempo esperando atendentes de Call Center.

Além disso, por ser um sistema 24 horas, que funciona 7 dias por semana, o usuário tem mais liberdade e pode realizar a marcação no seu tempo.

Outra ótima solução, é o envio automático de SMS para os pacientes que a clínica possui informações a seu respeito, por exemplo nome, telefone.

Além de ser um recurso extremamente barato, ainda permite à instituição se aproximar um pouco mais de seus clientes.

SMS marketing: Como utilizar o SMS para promover sua clínica?

 

Como o SMS pode te ajudar

É de conhecimento popular que aqui no Brasil temos mais aparelhos celulares do que habitantes. Dito isso, é de se esperar que grande parte, se não todos os clientes de uma clínica de saúde possuam um aparelho de telefone móvel.

Uma vez que todos estes aparelhos possuem a capacidade de receber e enviar SMS, não é possível deixar um recurso destes de lado, não é mesmo?

O envio de SMS para os pacientes de uma clínica podem impulsionar significativamente e positivamente seu nome no mercado.

Sabemos que um profissional de saúde possui uma rotina muito pesada. Muitas vezes, estes profissionais não possuem tempo nem mesmo para sua vida pessoal.

Logo, é de se esperar que eles não consigam dar a devida atenção para todos os seus pacientes de forma constante.

Como consequência, o paciente se sente apenas como um produto, e cria uma ideia de que está sendo abandonado.

Para resolver este quadro, um sistema que envia SMS para seus clientes periodicamente tem o poder de trazer a sensação de que eles estão sendo lembrados.

Consequentemente, o nível de satisfação aumentará e os pacientes passarão a confiar mais no estabelecimento e em seus profissionais.

Além disso, enviar SMS para os clientes, pode ser muito útil também para diminuir a taxa de não comparecimento(no-show).

Os pacientes também possuem uma rotina que muitas vezes pode ser bastante corrida e movimentada. Logo, é possível que eles esqueçam de que agendaram uma consulta médica e não apareçam no dia marcado.

Por meio do envio de SMS, torna-se possível lembrar o paciente de que a consulta está próxima e, dessa forma, ele poderá confirmar se poderá ir ou não.

 Promovendo sua clínica

Já vimos que é muito importante ter uma boa relação com os pacientes e que um sistema de agendamento online aliado com o uso de SMS podem ser ferramentas poderosíssimas quando o assunto é retenção de clientes.

Mas afinal, como isso ajudará na promoção da instituição?

Clientes satisfeitos são a melhor propaganda que uma empresa pode possuir. Se o serviço ou produto prestado forem de qualidade e trazerem satisfação para quem os utiliza, é certeza que este usuário comentará sobre isso com outras pessoas.

Na área de saúde funciona exatamente igual. Um paciente satisfeito, comentará sobre o atendimento com alguma outra pessoa que precisa de assistência médica, que comentará com outra e assim por diante.

Dessa forma, é possível melhorar, aprimorar e promover a imagem da instituição e dos serviços prestados por ela.

E você? Já utiliza SMS para comunicar com seus pacientes? Como é feita a comunicação e o atendimento em sua instituição?

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A Nuria é pioneira em sistemas de agendamento online e especialista em interoperabilidade no setor da saúde.

Nuria © 2012-2023
Feito com ❤️ em Belo Horizonte

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