Em março desse ano, a conceituada revista norte-americana Newsweek arregaçou as mangas e lançou um ranking inédito com os melhores hospitais do mundo. Intitulado Best Hospitals – Top 100 Global, o estudo surgiu a partir de uma parceria com a Statista Inc, portal alemão especializado em análises de mercado e pesquisas de opinião. O objetivo? Ver quais instituições estão construindo o futuro da medicina a nível global.
E esse certamente não foi qualquer ranking. Afinal, só para se ter uma ideia do tamanho da Newsweek, hoje, o periódico é o segundo maior dos Estados Unidos em termos de quantidade de exemplares circulados e publicidade.
Para chegar à lista final, os pesquisadores fizeram o seguinte: convidaram milhares de médicos, gestores hospitalares e demais profissionais do ramo de saúde para responderem uma série de perguntas online. Só assim se chegou aos cem hospitais em questão — escolhidos a dedo a partir de recomendações de profissionais médicos, além de pesquisas com pacientes.
Mas, afinal, quem levou o título de melhor hospital do mundo para casa? Antes de seu anúncio, essa certamente foi a pergunta que os envolvidos mais se fizeram. Ficou curioso(a) para saber?
No artigo abaixo, você confere não só informações do grande premiado, mas alguns detalhes que fazem toda a diferença dentro da organização… e que têm tudo para inspirar o seu negócio. Confira!
O melhor hospital do mundo: Mayo Clinic
Se você não o conhece, a partir de hoje, grave este nome: Mayo Clinic. Isso porque é ele que representa a grande marca por trás do título de melhor hospital do mundo na pesquisa citada. Em um contexto no qual a disputa dentro do setor médico é acirrada com inovações tecnológicas e pesquisas de pontas, o destaque chama atenção.
Com sede em Minnesota, nos Estados Unidos, a clínica oferece assistência médica há mais de 150 anos. Atualmente, são 19 hospitais em cinco estados americanos, 57 centros de pesquisa em saúde e 1,3 milhões de pessoas ao longo do ano. O número de colaboradores também é grande, com seus 3.700 médicos e cientistas, além de 50.000 outros profissionais como enfermeiros e recepcionistas.
Os serviços prestados pela clínica são mais direcionados a pacientes gringos, que devem se sentir o mais confortável possível. Tratamentos de câncer, transplante de órgãos, especialidades médicas e cirurgias são alguns dos trabalhos mais recorrentes na instituição, que você conhece mais clicando aqui.
Afinal, o que o diferencia dos demais?
Mayo é uma instituição multilíngue
Antes de pensar em seus serviços médicos, Mayo Clinic é uma organização que acompanha um mundo cada vez mais globalizado. Para tal, investe no multilinguismo como um diferencial.
Em todas as suas unidades, por exemplo, é possível encontrar interpretes de diversos idiomas, que acompanham os pacientes estrangeiros que chegam perdidos. Além disso, os profissionais traduzem materiais, dão assistência médica — e até ajudam os gringos a marcarem suas consultas!
Mesmo que o nível de fluência em inglês seja baixo no Brasil, o serviço levanta a seguinte questão: seu negócio sabe se comunicar com todos os públicos que chegam até a ele? Sobretudo em meio a eventos mundiais realizados aqui, um paciente gringo passará aperto caso precise ser atendido por você?
No fim das contas, investir em línguas significa valorizar a comunicação. O que, por sua, diz muito sobre o valor que os pacientes tem dentro do seu hospital.
Mayo é moderna
Tecnologias de ponta, prontuários eletrônicos e ferramentas de marcação online são uma dimensão-chave do trabalho na Mayo Clinic. Lá em 1907 (ou seja, mais de 100 anos!), o hospital adotou registros individuais e cronológicos das informações de cada paciente, algo que se desenvolveu em 1920. Foi neste ano que a organização estabeleceu um conjunto mínimo de dados a serem registrados, um processo de organização que culminou nos prontuários high tech usados hoje.
Alguma dúvida de que, de fato, é uma clínica à frente de seu tempo?
Já quanto às marcações, o paciente pode fazê-las de diversas formas: e-mail, site, telefone ou fax. Agendando seu procedimento por meio do site, o paciente é respondido por um profissional em até três dias, que confirmará sua marcação a partir da disponibilidade. Resultados de exames saem em dois dias.
Dos aprendizados, a certeza de que tecnologia e autonomia para o paciente são pré-requisitos para que ele seja fiel à sua organização.
Mayo investe em conhecimento
Para a Mayo Clinic, “pesquisas são essenciais para melhorar os cuidados do paciente”. Na prática, isso se materializa em diversos laboratórios, centros de pesquisa, inúmeras publicações e até um blog científico chamado Advancing the Science blog. Além dos mais de 50 centros de pesquisa, mais de 7.200 publicações foram revisadas até o momento!
Aqui está um pouco do que você encontra em seus departamentos de pesquisa: estudos sobre biologia molecular, câncer, imunologia, neurologia, genética pediátrica e psicologia. Caso tenha curiosidade de ver o resto, acesse a lista completa e se inspire para criar uma cultura do conhecimento dentro da própria clínica.
E aí, deu para se inspirar com o melhor hospital do mundo? Conte para a gente nos comentários!