A preocupação com a qualidade dos processos é algo que está constantemente no “radar” dos gestores de organizações voltadas ao ramo da saúde, tanto pelo fato de que este ramo exige processos alinhados por se tratar da vida das pessoas, quanto pela necessidade de fidelizar pacientes através de um atendimento eficiente e humanizado. Neste sentido, dentre muitas certificações da área da saúde, neste conteúdo iremos tratar sobre a ONA, que exerce uma influência forte no cenário nacional da saúde.
Atualmente, além da ONA existem outras certificações importantes no cenário nacional. Muitas delas recomendam boas práticas em processos de atendimento, saúde suplementar, alinhamento de processos para cumprimento de regras sanitárias e até mesmo avaliação de prontuários.
Contudo, a ONA ainda se destaca como uma das principais certificadoras, já que dispõe de uma auditoria bem detalhada que se divide em 4 níveis de certificação, sendo o ONA 1, ONE 2 e ONA 3.
Continue lendo para ficar por dentro de todos os detalhes a respeito da ONA.
O que é ONA?
A sigla ONA significa Organização Nacional de Acreditação é uma entidade voltada ao ramo da saúde cujo propósito é certificar a qualidade dos serviços de saúde em instituições brasileiras.
A ONA entende que a segurança do paciente deve ser o foco, por isso, preza pela auditoria de todos os processos hospitalares na intenção de alinhar etapas, elevando assim o padrão de atendimento.
Quais as demais certificações voltadas à área da saúde no Brasil?
Apesar da ONA a principal certificação presente no cenário nacional, é interessante entender que existem outros órgãos responsáveis pela auditoria de processos, porém com foco em áreas específicas.
Abaixo apresentamos algumas dessas certificações para que você entenda o conceito e o objetivo de cada uma delas:
- ANS: Esta é a sigla para Agência Nacional de Saúde Suplementar, ou seja, o foco dessa certificação é voltado para auditorias dos serviços de saúde suplementar oferecidos pelo hospital. A ANS é importante, sobretudo, para organizações de saúde que operam a partir de planos de saúde.
- ANVISA: A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é amplamente conhecida por toda a comunidade médica e instituições voltadas ao ramo da saúde. Além de ser um órgão responsável pela delimitação de regras sanitárias em cenário nacional, a ANVISA oferece às instituições de saúde uma série de certificações que dizem respeito a boas práticas nas mais diversas áreas, com foco principal em padrões sanitários e de qualidade.
- Selo de Acreditação HIMSS EMRAM: Mais voltado a parte tecnológica do hospital, a HIMSS (Healthcare Information and Management Systems Society) e a EMRAM (Electronic Medical Record Adoption Model) avaliam o estágio de adoção de sistemas de gestão hospitalar e prontuários eletrônicos.
- Certificação da ISO: A Certificação ISO é internacionalmente conhecida e amplamente difundida entre as organizações que buscam a melhoria contínua de seus processos, independente do segmento social. Existem duas certificações comuns na área da saúde, que é a ISO 9001, a qual se aplica a todos nichos de mercado, incluindo instituições de saúde, e ISO 14001 que, apesar de ser voltada para questões ambientais, é também usada por instituições de saúde que querem manter uma responsabilidade social e socioambiental em relação a sustentabilidade de seus recursos.
Quais tipos de serviços podem adotar os padrões de qualidade da ONA?
Abaixo estão os tipos de prestadores, de acordo com o Site oficial da ONA, podem adotar os padrões e formação continuada para garantia da qualidade no serviços de saúde:
- Serviços Hospitalares;
- Serviços de Hemoterapia;
- Serviços Laboratoriais;
- Serviços de Nefrologia e Terapia Renal Substitutiva;
- Serviços de Diagnóstico por Imagem, Radioterapia e Medicina Nuclear;
- Serviços Ambulatoriais;
- Serviços de Pronto Atendimento;
- Serviços de Atenção Domiciliar;
- Serviços Oncológicos;
- Serviços de Medicina Hiperbárica;
- Serviços de Anatomia Patológica;
- Serviços de Atenção Primária à Saúde;
- Serviços de Atendimento Pré-Hospitalar e Transporte Inter-hospitalar;
- Serviços Odontológicos;
- Serviços de Telemedicina.
Quais são os 3 níveis de certificação da ONA?
Cada nível da ONA representa um estágio progressivo em busca da excelência nos serviços de saúde. Para que você possa entender melhor cada um desses níveis, separamos as informações abaixo:
ONA Nível 1 – Acreditado
O ONA 01 diz respeito à verificação das condições básicas da instituição para garantir a segurança do paciente. Os aspectos avaliados neste estágio são: estrutura física, a organização dos processos e a segurança na administração de medicamentos. Essas áreas são fundamentais dentro de todas as instituições, porém, é necessário que a organização disponha de uma boa estrutura física e organizacional que possibilite a segurança do paciente e a clareza de processos entre os profissionais envolvidos no atendimento.
ONA Nível 2 – Acreditado Pleno
O nível 02 da certificação ONA dá um passo mais extenso além da avaliação das condições básicas para promoção da saúde dentro da instituição. Este nível foca na eficácia dos processos, visando a melhoria contínua. Nesta fase são analisados aspectos como:
- A integração da gestão do hospital
- A comunicação entre as equipes na execução das etapas médicas
- A segurança do paciente dentro de cada etapa desde o acolhimento até o tratamento.
A segurança do paciente e a eficácia das práticas assistenciais são o foco deste segundo nível de auditoria e certificação.
ONA Nível 3 – Acreditado com Excelência
O terceiro e mais alto nível de certificação é creditado para organizações de saúde que chegaram a um alto grau de excelência em relação a dois diferentes pontos: gestão e prestação de serviços.
Este estágio direciona-se à inovação, à governança corporativa, à responsabilidade social, à gestão do conhecimento e a busca constante pela excelência.
Como é realizada a auditoria da ONA nas instituições de saúde?
A avaliação é feita por profissionais qualificados e independentes, que verificam se a instituição segue as práticas e padrões estabelecidos pela ONA. Após solicitar a visita por meio do pagamento da taxa de auditoria (Tabela Atualizada da ONA 2023), a instituição agenda a visita para auditoria e adequação dos processos.
Por que as organizações de saúde devem considerar esta certificação?
A busca pela certificação ONA demonstra ao público que existe um comprometimento da instituição com a qualidade na prestação de serviços, além de segurança e melhoria contínua do atendimento.
Enfatizar o trabalho em prol da qualidade de atendimento coloca o seu hospital um nível de competitividade muito maior diante dos demais.
Quais os 2 principais impactos da certificação ONA na rotina hospitalar?
De todos os impactos que uma organização de saúde pode ter, separamos dois principais para comentar neste conteúdo:
1. Revisão contínua de processos
Este impacto vai exigir da instituição uma análise periódica da qualidade de processos no intuito de averiguar se estão ou não atendendo às recomendações boas práticas da certificação ONA.
Isso significa que a certificação não consiste apenas em um período de adequação às normas, mas sim, uma garantia frequente de que os padrões devem ser mantidos, para isso, a instituição de saúde deve dispor de profissionais que sejam responsáveis pela observação das regras e constantes registros do desempenho das pessoas ao longo de suas jornadas de trabalho na instituição.
2. Capacitação Profissional
É importante avaliar a possibilidade de investir na capacitação contínua dos profissionais de saúde, pois dessa forma, o hospital irá garantir que todos estejam alinhados com as melhores práticas.
Uma instituição de saúde é composta por equipes multidisciplinares, e os diferentes tipos de formação fazem com que cada profissional traga uma bagagem diferente, seja ela acadêmica ou de experiências anteriores.
Por este motivo, a instituição não pode se tornar ‘refém’ das diferentes visões ou formas de trabalho, ou seja, é necessário aplicar normas de padronização de processos no intuito de que todos “falem a mesma língua” no que diz respeito às etapas de atendimento.
Leve mais benefícios à sua instituição a partir da certificação ONA
Certamente o diferencial competitivo é um dos maiores atrativos quando se fala em buscar uma certificação. A forma como as pessoas e as demais instituições observam a sua marca passa a ser diferente, uma vez que a certificação demonstra uma preocupação com qualidade e excelência.
Esteja preparado para a rotina de documentação, pois uma das fases mais importantes do processo de certificação, seja ela de ONA ou qualquer outra, é a documentação, tanto as que são referentes aos processos antigos, quanto as que registram a nova forma de trabalho.
É através de uma documentação consistente que você garante um acesso lógico das regras a todos os profissionais que desejam consultá-las.
Apesar do grande esforço para se adequar às normas, treinar pessoas e efetuar novos processos na sua rotina, a busca pela excelência irá elevar o nível de atendimento aos pacientes, e o reflexo disso é nada menos do que a fidelização de clientes.