7 estratégias para fidelizar clientes e manter a satisfação em alta

Para encher a agenda de marcações de consultas e exames e reduzir o número de atendimentos cancelados no call center da sua clínica, as pessoas devem se tornar o foco de suas estratégias de venda.

Assim, não basta que os fregueses simplesmente gostem do seu serviço, pois certamente há outros lugares que também oferecem um trabalho de qualidade. O segredo está, na verdade, em fidelizar clientes! Com o intuito de ajudá-lo nessa tarefa, listamos aqui 7 valiosas estratégias para você colocar em prática a partir de já! Então confira:

Determine seu público-alvo

Não tente abraçar o mundo! Esforçar-se para agradar a muitos tipos de público pode dispersar seu foco e, consequentemente, reduzir seus lucros. Afinal de contas, como as pessoas têm preferências e necessidades diferentes, trace detalhadamente o perfil do seu público — quem são essas pessoas, onde estão, o que procuram, o que esperam dos seus serviços e assim por diante —, a fim de garantir um contato de qualidade.

Agrade desde o início

Considerando que a primeira impressão pode ser mesmo a que fica, fique atento para descobrir o que seu cliente deseja, garantindo um bom atendimento desde a primeira consulta. Lembre-se de que a clientela também está atrás de humanização. Por isso, se sua equipe de vendas estiver afiada, conseguirá encontrar aí várias oportunidades de negócio.

Paparique seu cliente

Não deixe que seu cliente realmente precise da sua empresa para lembrar que ela existe. Se seu negócio for associado a sentimentos e impressões agradáveis, o nome da instituição certamente será memorizado com muito mais facilidade. Que tal encaminhar cartões de aniversário, mandar mensagens no celular desejando um bom dia em datas especiais e enviar e-mails com informações interessantes sobre saúde e bem-estar?

Compartilhe os resultados

Não deixe passar em branco quando sua empresa atingir bons resultados, afinal, grandes conquistas não só podem como devem ser reconhecidas e compartilhadas! Portanto, trate de agradecer aos clientes pela confiança em seu trabalho. Telefone, mande um e-mail ou despache uma correspondência para deixar claro o quanto eles são importantes para seu negócio, dizendo que sem eles seu sucesso não seria uma realidade.

Aposte no poder da comunicação

Inovar na comunicação pode ser uma excelente aposta para fazer o cliente se interessar ainda mais pelo que você tem a oferecer, uma vez que ela é a porta de entrada para as pessoas buscarem por sua empresa. Assim, crie algo que favoreça o desenvolvimento de um vínculo maior, com informativos, uma revista corporativa, e-books, newsletters ou mesmo aplicativos!

Busque estar ao lado do seu cliente, lembrando-se sempre de que a confiança está acima de tudo. Pense em meios que favoreçam seu crescimento pessoal sem pedir nada em troca. Uma vez que a fidelização é reflexo de suas ações, procure valorizar os relacionamentos a fim de colher os frutos. Depois aproveite os laços criados e capte testemunhos positivos para acrescentar nos meios de comunicação já desenvolvidos.

Lembre-se dos clientes antigos

Por incrível que pareça, é bastante comum pensarmos na captação de mais clientes e acabarmos nos esquecendo daqueles já habituais, que conhecem e confiam nos serviços prestados. Evite esse erro pesquisando no banco de dados quem são os clientes mais assíduos e antigos e ofereça algum tipo de cortesia, afinal, quem não gosta de ser lembrado?

Você pode se impressionar como uma lembrança singela já os fará se sentirem bem e queridos. Isso ajuda a mantê-los interessados em seus serviços, sempre retornando e recomendando sua clínica a outras pessoas.

Invista no pós-venda

Fique de olho nos feedbacks sobre o atendimento em sua clínica, sejam eles positivos ou negativos, afinal, o ponto de vista dos clientes é importantíssimo para o aprimoramento da sua instituição.

Isso pode ser feito por meio de ligações, e-mails, mensagens de texto ou até mesmo com as tradicionais caixinhas de sugestões por meio de formulários deixadas dentro da clínica.

E você, o que achou dessas dicas para fidelizar clientes? Comente aqui e divida suas impressões conosco! E aproveite para saber mais sobre o futuro da inteligência clínica na área da saúde!

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Nuria © 2012-2023
Feito com ❤️ em Belo Horizonte

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