Guia sobre Engajamento de pacientes para Clínicas Oncológicas

Engajamento de pacientes em clínicas oncológicas

Gestores de clínicas odontológicas possuem uma grande responsabilidade em sua gestão, pois lidam diariamente com processos que impactam o dia a dia de pacientes em uma situação de vida muito delicada: a terapia contra o câncer.

Tanto para o paciente quanto para a família, este cenário é repleto de diversas fases que desafiam questões emocionais como medo, incertezas, riscos e escolhas que podem mudar o rumo de uma situação.

Oferecer um atendimento humanizado neste caso, vai muito além de “lapidar” a forma como se realiza o acolhimento, ou até mesmo questões estruturais como conforto dos leitos e das salas de espera.

A humanização acontece quando a clínica se preocupa em oferecer a melhor experiência ao paciente, de modo que ele saia da clínica sabendo que possui um amparo com:

  • informações ágeis
  • facilidade de agendamento
  • fácil acesso ao time de profissionais
  • educação acessível em relação às suas fases de tratamento
  • pós-atendimento que lhe faça se sentir cuidado pelos profissionais responsáveis por sua recuperação.

Tudo isso pode sim ser promovido pelo uso de tecnologias que facilitam a comunicação entre paciente e instituição, além de garantir que essa comunicação se estenda além dos limites físicos da clínica.

Neste conteúdo, traremos um panorama geral para diretores e gestores de clínicas oncológicas a respeito das estratégias tecnológicas para promoção de uma atendimento mais humanizado e centrado no bem-estar do paciente.

A realidade atual de muitas clínicas oncológicas

Você, diretor de clínica oncológica, já imaginou investir em novos equipamentos para ampliar seu portfólio de terapias, porém não conseguir evoluir com os agendamentos pelo fato de os pacientes não saberem o que você oferece exatamente?

Já parou pra pensar que, em alguns casos, existem terapias em fase de experimento em universidades ou centros de pesquisas oncológicos, porém você acaba não sugerindo aos seus pacientes por não ter uma continuação da sua comunicação após o término do tratamento?

Outra realidade muito comum é a dos pacientes que buscam tratamento em uma clínica oncológica, mas não evoluem para a parte cirúrgica com a própria clínica, por lhes faltar informações sobre os procedimentos.

Essas três realidades apresentadas acima ocorrem todos os dias nas clínicas oncológicas brasileiras, e a grande “virada de chave” para que essa realidade não aconteça é nada menos do que um alinhamento total da comunicação com os pacientes.

Uma comunicação ineficiente deixa de engajar as pessoas com o seu negócio, fazendo que elas procurem procedimentos em outras instituições, pelo fato de não saberem exatamente o que você pode oferecer.

A comunicação é um fator importantíssimo para promoção do acolhimento

A comunicação de engajamento evita que o paciente tenha tempo para ter dúvidas sobre o seu negócio, ou que venha a cogitar a possibilidade de pesquisar sobre outras instituições para realizar determinados processos.

A debilidade maior nessa questão com a comunicação está nas fases pós-atendimento, ou seja, quando o paciente sai da clínica.

É neste momento que a sua instituição precisa redesenhar os processos de abordagem, estudando quais serviços podem ser oferecidos, e quais lembretes devem ser notificados aos pacientes para que eles retornem sua atenção aos serviços disponíveis.

Fazer isso de forma manual, ou seja, estudando o prontuário de cada paciente e enviando comunicações específicas, é possível, porém, dependendo do número de pacientes que circulam pela sua agenda, os trabalhos manuais podem se tornar insustentáveis.

Além disso, estabelecer uma linha de comunicação “um a um” pode resultar em falhas humanas no decorrer do processo.

Por isso, fique conosco porque nas seções a seguir, iremos abordar formas já existentes no mercado que promovem o engajamento que sua clínica oncológica precisa para fidelizar os pacientes.

Como fidelizar os pacientes de uma clínica oncológica por meio da tecnologia?

Conforme mencionamos na seção anterior, o grande segredo de uma comunicação eficiente na realidade de clínicas oncológicas está na possibilidade de não deixar o paciente ter tempo de ter dúvidas sobre os procedimentos disponibilizados pela sua clínica.

Há mais de 12 anos no mercado da saúde, a Nuria foi pioneira no desenvolvimento de soluções de atendimento e engajamento do paciente por meio da tecnologia da informação.

A health tech criou uma série de soluções que engajam seus pacientes desde o contato inicial com a clínica até a comunicação pós-atendimento.

Nas seções a seguir criamos algumas prévias de como cada uma dessas tecnologias podem ser úteis para transformar o atendimento da sua clínica oncológica, promovendo mais humanização e engajamento dos pacientes.

Nuria Appointment e Nuria Confirm: Tudo sobre agendamento e confirmação de compromissos

A solução Nuria Appointment pode transformar o atendimento inicial em clínicas oncológicas, tornando-o mais facilitado, ágil e humanizado para pacientes e profissionais.

A solução promove um agendamento facilitado a partir de uma interface intuitiva para o paciente marcar consultas facilmente, reduzindo estresse e tempo de espera.

Para garantir a continuidade da comunicação após o agendamento finalizado, a Nuria desenvolveu o Nuria Confirm, que permite disparar lembretes automáticos por SMS ou e-mail, ajudando a manter os pacientes informados e preparados para seus compromissos.

Um processo inicial eficiente e acolhedor melhora a experiência do paciente desde o começo, e isso já soma pontos para a percepção do paciente em relação à postura humanizada da clínica.

Para os profissionais da clínica, as ferramentas avançadas de agendamento ajudam a otimizar a disponibilidade dos profissionais e a evitar conflitos de horários. Além disso, o fato de a solução disparar lembretes aos pacientes após o agendamento, ajudam a reduzir faltas, melhorando a eficiência do atendimento.

Dessa forma, os profissionais se envolvem menos com a parte prática e manual da comunicação, dispondo de mais tempo para se dedicarem a outras tarefas gerenciais.

Profissionais com menos funções manuais têm mais tempo para se voltar ao relacionamento com os pacientes, fortalecendo assim o vínculo afetivo que tanto os pacientes e suas famílias precisam em um momento de dor e inseguranças.

Nuria Valid: A integração da sua clínica com as informações das operadoras de planos de saúde

No mercado da saúde atual, o Nuria Valid é o maior integrador de Operadoras com mais de 80 convênios atendidos, entre eles os maiores como  Bradesco, Sulamérica, CASSI, entre outros.

A partir do Nuria Valid, você consegue realizar o processo de autorização de exames e outros procedimentos com uma agilidade imensa.

Quem lida com o atendimento diariamente, sabe como essa troca de informações entre a sua clínica oncológica e as operadoras de saúde pode “engessar” suas atividades devido ao acesso a informações precisas.

Além disso, a falta de uma solução como essa exige dos profissionais o retrabalho de digitar as informações dos pacientes e realizar pesquisas em diferentes interfaces, ou seja, é literalmente uma ‘caça às informações’, quando o procedimento de validação poderia ser feito em poucos cliques.

A agilidade no atendimento proporcionada pelo Nuria Valid está diretamente ligada ao conforto do paciente pela abreviação do tempo de atendimento.

Nuria Check in: saiba como agilizar o primeiro contato com o paciente na clínica

A solução Nuria Check In nada mais é do que uma interface que permite ao paciente confirmar o início de seu atendimento de forma autônoma e rápida, reduzindo filas e tempo de espera, já que todas as informações necessárias para o atendimento já podem ser adiantadas pela página de cadastro.

O Check in evita que as pessoas apareçam na clínica em horários de muito fluxo de atendimento, evitando assim as temidas filas que angustiam tanto os profissionais, quanto as pessoas que aguardam pelo contato com o profissional da saúde.

Essa experiência acolhedora promove a simplificação do processo inicial diminuindo a ansiedade, proporcionando um ambiente mais confortável e humanizado.

Para os profissionais envolvidos no atendimento inicial, o Nuria Check in representa Eficiência Administrativa, pois automatiza o processo de check in (antes feito de forma totalmente presencial), liberando a equipe para focar em cuidados diretos e reduzindo a carga administrativa.

Além disso, o sistema possibilita maior segurança na coleta de informações corretas e atualizadas, já que o paciente realiza o cadastro de seus próprios dados.

Nuria Track: a mágica do engajamento do paciente acontece aqui

Até aqui você viu soluções que amparam o paciente na fase do acolhimento e também no decorrer das etapas do atendimento dentro da instituição. Contudo, o Nuria Track leva você a um novo momento no relacionamento com os pacientes.

Lançado recentemente no evento Hospitalar 2024, o Nuria Track oferece uma plataforma para rastreamento e gestão de tratamentos oncológicos, garantindo que os pacientes estejam sempre informados e engajados com sua jornada de saúde.

Através dessa solução, a sua clínica poderá ter:

  • Informações Atualizadas: Notificações automáticas sobre horários de consultas, resultados de exames e instruções pós-intervenção, via e-mail, SMS ou WhatsApp.
  • Fidelização de Pacientes: Mantém os pacientes conectados ao ambulatório, promovendo retornos e reduzindo oportunidades perdidas.
  • Campanhas Sazonais: Envia lembretes preventivos e incentiva a realização de procedimentos essenciais, melhorando a saúde contínua dos pacientes.

 

Toda a organização da comunicação da qual comentamos no início deste artigo se resolve nesta ferramenta.

Ao invés de ter pessoas pensando, planejando e realizando comunicações manuais e individuais de acordo com cada paciente, sua clínica pode ter uma solução que automatiza tudo e se responsabiliza pela comunicação com os pacientes no pós-atendimento.

Soluções que ampliam sua capacidade de gestão

Investir em soluções tecnológicas como Nuria Appointment, Nuria Valid, Nuria Check-in e Nuria Track pode revolucionar a forma como sua clínica oncológica atende seus pacientes. 

Essas ferramentas garantem um atendimento mais ágil, eficiente e humanizado, essencial para proporcionar segurança e conforto aos pacientes em tratamento.

Explore essas tecnologias e veja como elas podem transformar a experiência dos seus pacientes e otimizar o trabalho de sua equipe.

Saiba mais sobre cada solução e eleve o padrão de atendimento da sua clínica.

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Nuria © 2012-2023
Feito com ❤️ em Belo Horizonte

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